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ChatGPT lança o recurso ‘Study Together’ para estudo em grupo

O ChatGPT está testando um novo recurso chamado “Study Together” entre alguns assinantes, promovendo uma experiência de estudo colaborativo e interativo. O modo visa transformar o chatbot em uma ferramenta educacional mais dinâmica, fazendo perguntas aos usuários ao invés de apenas fornecer respostas prontas. Essa abordagem representa a tentativa da OpenAI de incentivar o uso saudável da IA na educação, combatendo práticas como a cola e promovendo aprendizado ativo. O lançamento está sendo relatado desde 7 de julho de 2025.

O que é o “Study Together” do ChatGPT?

O “Study Together” aparece como uma nova opção em drop-down para alguns usuários do ChatGPT, principalmente assinantes. Ao invés de responder imediatamente às perguntas, o chatbot passa a questionar o usuário, estimulando respostas, reflexões e participação ativa. Segundo relatos em fóruns e redes sociais, alguns suspeitam que a OpenAI também pode habilitar salas de estudo colaborativo com múltiplos participantes no futuro.

ChatGPT exibe o “Study Together” em algumas contas. Para que serve?

Liem Do, usuário relatando em 07/07/2025 no Twitter/X

Como funciona a novidade e o que muda para estudantes?

A proposta é incentivar o aprendizado ativo, semelhante ao modelo Google LearnLM, onde o estudante constrói conhecimento a partir do diálogo e resolução de problemas, não apenas consultando respostas prontas. Docentes podem empregar o “Study Together” para elaboração de planos de aula e atividades que promovem mais participação e retenção do conteúdo. Já para estudantes, o modo funciona como um tutor, lançando desafios, perguntas frequentes e simulados.

OpenAI não comenta previsão de lançamento amplo

A OpenAI não respondeu oficialmente sobre a disponibilidade global ou possíveis restrições do recurso à assinatura ChatGPT Plus. O próprio chatbot, ao ser consultado, informou: “A OpenAI ainda não anunciou oficialmente quando ou se o Study Together estará disponível para todos os usuários ou se será restrito ao ChatGPT Plus.” Esse mistério gera expectativas quanto à expansão da ferramenta e possíveis aprimoramentos.

A popularidade do ChatGPT em educação cresce, inclusive no Brasil. Fonte: Getty Images

ChatGPT e o debate educacional: apoio, riscos e ética

O uso de IA em atividades estudantis, especialmente com o ChatGPT, tem gerado debates acalorados. Por um lado, professores utilizam a ferramenta para criar planos de ensino e atividades; por outro, há preocupações com o aumento da dependência da IA para tarefas como redação de trabalhos ou resolução de exercícios sem compreensão dos conceitos, impulsionando práticas desonestas. O novo modo pode ser visto como resposta da OpenAI ao desafio de incentivar o uso responsável, mitigando a chamada “cola digital” e estimulando o desenvolvimento real do estudante.

  • Ferramenta estimula participação ativa ao invés da simples consulta
  • Pode ser alternativa moderna a aulas particulares e fóruns de dúvidas
  • Possível integração futura para estudo em grupo real por múltiplos usuários
  • Modelo de perguntas e respostas favorece memorização e raciocínio
  • Pode ser apropriado para níveis do ensino fundamental ao superior

Desafios e perspectivas para o futuro do “Study Together”

Especialistas destacam que a inovação depende da maneira como os usuários adotam o recurso e se haverá adoção massiva pelas instituições de ensino. O acesso limitado durante o teste pode servir para colher feedbacks e aperfeiçoar o modo. Há rumores sobre futura implementação para grupos de estudantes e integração com plataformas educacionais, mas tudo segue sob sigilo.

Comparativo: ChatGPT “Study Together” e rivais

RecursoChatGPT Study TogetherGoogle LearnLM
Foco principalDiálogo ativo e perguntasResolução de problemas
Colaboração em grupoEm análise/testesPrevisto
DisponibilidadeLimitada a alguns usuáriosEm lançamento gradual

Impacto da IA na sala de aula: desafios e oportunidades

Ferramentas como o ChatGPT Study Together podem se consolidar como aliadas no ensino, desde que aplicadas de maneira ética e supervisionada. O modo também pode ajudar professores a preparar avaliações e revisões mais interativas, favorecendo o engajamento dos alunos. Ainda há inquietações sobre possíveis riscos de dependência tecnológica, privacidade de dados e justiça no acesso à tecnologia.

O ChatGPT ocupa cada vez mais espaço entre as ferramentas escolares. Crédito: Getty Images

Considerações finais

O recurso “Study Together” marca uma nova etapa no uso de inteligência artificial aplicada à educação, privilegiando o aprendizado ativo, participação dos estudantes e ética no processo escolar. Ainda em testes, a ferramenta pode moldar o futuro do ensino colaborativo, dependendo da receptividade de professores, alunos e instituições. Fique atento às novidades e atualizações sobre o lançamento global do modo.

  1. O que é o Study Together do ChatGPT?

    É um modo experimental do ChatGPT que promove estudos colaborativos, estimulando a participação ativa dos usuários por meio de questionamentos. Assim, busca aprimorar o uso da IA em contextos educacionais, indo além das respostas automáticas. Relatos de usuários desde julho de 2025 indicam seu acesso restrito a algumas contas durante o teste. Baseado em fontes TechCrunch, Reddit e Twitter/X.

  2. Vai ser necessário assinatura ChatGPT Plus para usar o recurso?

    Até o momento, a OpenAI não confirmou se a funcionalidade ficará restrita a assinantes do ChatGPT Plus. A empresa permanece em silêncio sobre disponibilidade geral, sugerindo cautela nos planos e possíveis diferenciações para contas premium. Relatórios obtidos pela TechCrunch e interações diretas com o chatbot alimentam a expectativa de detalhes futuros.

  3. Como a novidade pode impactar estudantes e professores?

    O objetivo é fortalecer o aprendizado ativo, evitar dependência excessiva de respostas prontas e combater trapaças. Docentes podem usar o modo para criar aulas mais interativas e avaliações dinâmicas. Já estudantes podem ter uma experiência próxima de um tutor virtual, com perguntas frequentes e revisões. Fontes: TechCrunch, experiências de usuários e análises de edtech.

Diogo Fernando

Apaixonado por tecnologia e cultura pop, programo para resolver problemas e transformar vidas. Empreendedor e geek, busco novas ideias e desafios. Acredito na tecnologia como superpoder do século XXI.

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