Threads lança caixa de DMs própria e se distancia do Instagram
A partir desta terça-feira, 1º de julho de 2025, o Threads, da Meta, começa a liberar para usuários de todo o mundo seu recurso mais requisitado: a caixa de mensagens diretas (DMs) nativa. Agora, é possível enviar e receber mensagens privadas sem a necessidade de alternar para o Instagram, marcando uma evolução significativa e um novo momento para o aplicativo social focado em texto.
O lançamento do recurso de DMs coloca o Threads em patamar próximo a outros apps sociais orientados por texto, como X (antigo Twitter) e Bluesky, permitindo que os usuários troquem mensagens individuais diretamente na plataforma. Segundo a VP de Produto do Threads, Emily Dalton Smith, as DMs chegam como parte de uma remodelação da experiência, dando mais liberdade ao usuário e tornando o aplicativo menos dependente do Instagram.
Tabela de conteúdos
Como funcionam as DMs no Threads
No lançamento, as mensagens diretas do Threads oferecem suporte a conversas privadas individuais, reações com emojis pré-definidos, possibilidade de silenciar conversas e reportar spam, seguindo a linha já estabelecida no Instagram. No entanto, ainda não é possível bloquear um contato apenas nas DMs; o bloqueio ocorre em toda a plataforma Threads (e se aplica também ao Instagram). Funcionalidades como mensagens em grupo, filtros de caixa de entrada e controles avançados serão liberadas em atualizações futuras.

Por enquanto, as DMs estão disponíveis para maiores de 18 anos na maioria dos países em que o Threads opera, com exceção de Japão, Austrália, Reino Unido e União Europeia. O objetivo da Meta é expandir gradualmente essa funcionalidade e ouvir o feedback da base de usuários.
Threads aposta na diferenciação de comunidades
Apesar da forte ligação estrutural com o Instagram, a Meta percebeu que os usuários do Threads criam redes sociais distintas e seguem pessoas diferentes das que acompanham no Instagram. Segundo dados da empresa, mais de um terço dos usuários diários de Threads têm menos de 50% de sobreposição nas conexões do Instagram, demonstrando o potencial do app como espaço independente de troca de perspectivas.

Emily Dalton Smith destaca que, ao contrário do Instagram — voltado, segundo ela, para criatividade — o Threads começa a se consolidar como espaço para perspectivas e conversas em tempo real. A empresa também testa formas de login e acesso mais autônomas, como uso de contas do Facebook ou criação de conta exclusiva para Threads, além da navegação via web sem necessidade de login.
Segurança e privacidade nas DMs: foco na comunidade
Diferentemente do X, que investe em criptografia em chats privados, a Meta não prevê o uso de criptografia ponta a ponta neste momento. Segundo Smith, o foco é conectar pessoas na plataforma a partir de interesses em comum, e não oferecer um ambiente de troca 100% confidencial. A executiva reforça que a prioridade, neste estágio, é construir sobre as interações públicas que já ocorrem no Threads.

“Estamos focados em conectar diretamente e permitir que as pessoas falem sobre o que está acontecendo agora. Por isso, a criptografia não é central neste momento.”
Emily Dalton Smith, VP de Produto do Threads
Destaques e tendências: novo foco em interações
O Threads também está lançando o recurso ‘highlight’ (destaque), que enfatiza em tempo real tópicos e perspectivas interessantes dentro da comunidade, especialmente na aba For You. A ideia é mostrar não apenas temas em alta, mas também conversas e contribuições valiosas de usuários. No futuro, o app pretende aprimorar sugestões de perfis e elevar a experiência de busca e recomendação de conteúdo e comunidades.

Threads, criadores e expansão da plataforma
A Meta observa que a comunidade de criadores dentro do Threads possui características próprias, com criadores que despontam apenas na plataforma. Um caso notável é de David Rushing, entusiasta do basquete que formou uma comunidade engajada sobre NBA dentro do Threads. O foco em facilitar o encontro dessas comunidades e tópicos é parte central dos próximos passos do app.
Estratégia para crescer e monetização
Threads ainda não planeja monetização além dos anúncios, mesmo com potencial integração de IA no futuro — como ocorre com o chatbot Grok no X. Por ora, a prioridade é entregar mais valor no produto, utilizar IA apenas em recursos de bastidores (como sumarização de tendências) e ouvir feedbacks para evoluir a experiência.
Recurso | Disponível no lançamento? | Observações |
DMs individuais | Sim | Para maiores de 18 anos em mercados selecionados |
Reações com emoji | Sim | Reações pré-definidas |
Mensagens em grupo | Não | Previstas para futuras atualizações |
Bloqueio apenas nas DMs | Não | Bloqueia em toda a plataforma |
Criptografia | Não | Não há previsão para implementação |
Considerações finais
O lançamento das DMs próprias marca um novo capítulo para o Threads: mais autonomia, foco no usuário e na construção de comunidades de interesse. Embora ainda limitado em algumas funcionalidades, o aplicativo mostra evolução acelerada e claro desprendimento do Instagram. A tendência é de maior independência, inovação e competitividade entre redes sociais centradas em texto nos próximos meses.
Como ativar e usar as DMs no Threads?
As DMs estão disponíveis no Threads para usuários maiores de 18 anos em mercados selecionados. Basta acessar o novo ícone da caixa de entrada no app e iniciar conversas privadas. Recursos como bloquear DMs de usuários individuais ainda serão lançados futuramente. Aproveite para experimentar reações, opções de silenciar e reportar spam durante as conversas privativas.
Threads terá mensagens em grupo?
Sim, a Meta confirmou que mensagens em grupo estarão disponíveis em futuras atualizações do Threads. No lançamento, apenas conversas individuais estão habilitadas e o cronograma exato para liberar novas funções será comunicado pela própria Meta. Mantenha o app atualizado para conferir novidades.
As DMs do Threads são criptografadas?
No momento, as DMs do Threads não são criptografadas de ponta a ponta. Segundo a VP de Produto da plataforma, o foco é em conectar comunidades, não na privacidade máxima. Mantenha-se atento a mudanças futuras, já que a Meta pode revisar a estratégia conforme evolui o app.
Threads pode ser usado sem Instagram?
Sim, a Meta está testando permitir login com Facebook ou até criar uma conta exclusiva no Threads. Além disso, há testes para uso via web sem login. Isso reforça o distanciamento crescente do Instagram e tende a dar mais autonomia ao usuário da plataforma.
Quais diferenciais do Threads frente a outros apps sociais?
Threads investe em comunidades de interesse próprias e sugere usuários a seguir conforme tópicos em alta. A experiência é menos dependente do Instagram e sem funcionalidades de criptografia, focando em conversas abertas baseadas em perspectivas. Vale acompanhar as inovações prometidas para breve.