Tecnologia

Google I/O 2025: Principais novidades em IA, apps e serviços

PUBLICIDADE

O Google I/O 2025, principal conferência anual da empresa para desenvolvedores, ocorreu em 20 e 21 de maio em Mountain View, Califórnia, e trouxe lançamentos importantes. Entre eles, a nova geração de modelos de inteligência artificial, ferramentas inéditas para criação de vídeos, avanços em pesquisa, compras e aplicativos, além de integração de IA em serviços como Gmail, Chrome, Android e Google Play. Veja os destaques e como cada anúncio pode transformar seu uso dos produtos Google.

Gemini Ultra, Gemini 2.5 Pro e Deep Think: IA mais potente

O Gemini Ultra elevou o patamar das soluções de inteligência artificial da empresa, oferecendo acesso ao que há de mais avançado em IA com recursos exclusivos por assinatura. Entre as novidades, destaca-se o Deep Think, um modo de raciocínio aprimorado no modelo Gemini 2.5 Pro, capaz de avaliar múltiplas respostas antes de entregar resultados. Isso eleva a consistência e qualidade das interações por IA. (Saiba mais sobre Deep Think no Gemini). Para usuários do Chrome, a chegada da IA Gemini ao navegador revoluciona a navegação ao sugerir tarefas, organizar informações de páginas e acelerar pesquisas. (Veja integração do Gemini no Chrome)

Imagen 4 e Veo 3: revolução em imagens, vídeo e áudio via IA

O Google apresentou o Imagen 4, gerador de imagens por IA até 10 vezes mais rápido que a versão anterior, com capacidade para entregar detalhes ultrafinos e renderizar estilos fotorealistas e abstratos. Já o Veo 3 destaca-se como gerador multimídia, criando vídeos com som ambiente, efeitos, e até diálogos. Ambas tecnologias são integradas ao Flow, nova ferramenta para edição e geração de vídeos por IA. (Imagem 4 detalhes | Veo 3 lançamento | Flow, geração de vídeos por IA)

PUBLICIDADE
Imagem gerada pela IA Imagen 4 do Google, mostrando detalhes precisos e texturas realistas em diversos estilos visuais. demonstrada no Google I/O 2025
Uma amostra do Imagen 4.

Project Astra e Project Mariner: pesquisa e agentes inteligentes

Project Astra inaugura uma experiência multimodal e responsiva, impulsionando Google Search, Gemini e dispositivos de parceiros. A partir da IA em tempo real, usuários poderão usufruir de interações visuais e verbais no app Gemini e óculos inteligentes em desenvolvimento. (Entenda o Project Astra) Já o Project Mariner evolui para agir autonomamente na web: o usuário pode pedir para comprar ingressos ou fazer compras online apenas conversando com a IA, que navega e executa tarefas diretamente. (Project Mariner em detalhes)

Stitch, Lyria e IA musical: criatividade expandida

O Stitch é a ferramenta IA para design de apps, permitindo criar interfaces a partir de comandos de texto ou imagens e fornecendo código pronto. (Veja mais sobre Stitch) Já a integração da IA Lyria à API amplia a criação musical, trazendo geração em tempo real para apps e desenvolvedores. (Lyria: IA musical da Google)

Compras com IA: painel visual e provador virtual

O Google implementou soluções de compras assistidas por IA, com painel visual de busca, comparação de preços e até provador virtual, transformando a experiência de consumo online. Também é possível explorar produtos por temas e navegar de forma mais intuitiva pelos resultados. (Veja as novidades para compras)

Recurso de provador virtual do Google usando IA para simular roupas na própria foto do usuário

Gmail, Android, Chrome e desenvolvedores: upgrades em todo o ecossistema

Gmail recebeu recursos de respostas inteligentes personalizadas e novo mecanismo para organizar a caixa de entrada. (Saiba mais sobre IA no Gmail) No Android, o Gemini chega nativamente ao sistema e o novo design Material 3 Expressive redefine a estética do Wear OS 6. O Google Play trouxe ferramentas para assinaturas e previews em áudio (detalhes nas notas oficiais). Para desenvolvedores, o Android Studio foi atualizado com agentes de IA e análise preditiva de falhas, enquanto Workspace universaliza recursos inteligentes em Gmail, Docs e Vids.

Considerações finais

O Google I/O 2025 reforça o foco da empresa em expandir inteligência artificial, tornando produtos mais personalizáveis, responsivos e criativos. A integração entre IA, apps, compras, navegação e criação de conteúdo marca uma nova era para usuários finais, desenvolvedores e criadores. Fique atento para novas atualizações, testes públicos e acessos gradativos previstos ainda para 2025.

  1. Quais as maiores novidades da IA no Google I/O 2025?

    Os destaques foram os lançamentos do Gemini Ultra, Deep Think, Imagen 4, Veo 3, Project Astra e integrações inéditas de IA em produtos como Gmail, Chrome, compras online e apps de criatividade. Tudo aponta para soluções IA mais autônomas, rápidas e multimodais, integradas ao cotidiano digital. Veja mais no guia detalhado acima.

  2. O que é o Gemini Ultra?

    O Gemini Ultra é um novo serviço premium de inteligência artificial da Google. Ele oferece acesso ao melhor da tecnologia Gemini, incluindo recursos avançados como Veo 3, IA de vídeo, Deep Think e agentes inteligentes para navegação. É destinado a usuários e empresas que buscam máxima eficiência e criatividade em IA.

  3. Como funcionam as novas ferramentas de imagens e vídeos por IA?

    O Imagen 4 gera imagens ultradetalhadas em instantes, enquanto o Veo 3 cria vídeos realistas com som, efeitos e diálogos usando IA. Ambas as tecnologias são integradas ao Flow, plataforma de edição e geração de vídeos automatizados, elevando a criatividade digital.

  4. Quais atualizações importantes chegaram para Gmail, Chrome e Android?

    Gmail ganhou respostas inteligentes e nova organização da caixa de entrada; Chrome passou a integrar o Gemini diretamente para navegação assistida; Android Studio e o sistema Android receberam melhorias no uso de IA aplicadas a desenvolvimento, segurança e experiência do usuário.

Diogo Fernando

Apaixonado por tecnologia e cultura pop, programo para resolver problemas e transformar vidas. Empreendedor e geek, busco novas ideias e desafios. Acredito na tecnologia como superpoder do século XXI.

Deixe um comentário